Criar um Site Grátis Fantástico

HISTÓRIA DO COLÉGIO

HISTÓRIA DO COLÉGIO

O Colégio Municipal Maria Amaral Guimarães Gondim foi fundado no ano de 1997 com o intuito de oferecer às crianças carentes de nosso município um ensino de qualidade. Em sua proposta inicial tinha como objetivo atender ao Ensino Fundamental I, mas como a procura por matrícula se intensificou, o atendimento foi ampliado e, atualmente, atende ao Ensino Fundamental I e II. O Colégio Maria Amaral está localizado à Rua Gercino Coelho nº 14, no centro da cidade de Riacho de Santana, Bahia, telefone (77) 3457-2819, código 294798 e endereço eletrônico maria.amaral2010@hotmail.com, por estar situado na região central da cidade, o Colégio em questão é circundado por bairros dotados de áreas de lazer, como quadras poliesportivas e comunitárias, além de Escolas municipalizadas como o Arnaldo Cardoso, Xavier Marques e Jonh Kennedy. Nas proximidades também é possível observar a diversidade de estabelecimentos comerciais, como papelarias, sorveterias, lanchonetes, fórum, Banco do Brasil, Câmara Municipal, Conselho Tutelar, posto de saúde, dentre outros.

Neste ano de 2013 temos 850 alunos matriculados do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos à 8ª série, divididos em 34 turmas, nos turnos matutinos e vespertinos, sendo 19 turmas de Ensino Fundamental I e 15 turmas do Ensino Fundamental II. Existe uma predominância feminina no número de alunos matriculados. A maioria dos alunos é proveniente dos diferentes bairros da cidade, e uma minoria da zona rural, cujo acesso se dá via transporte escolar, mantido pela prefeitura municipal.

O Colégio Municipal Maria Amaral Guimarães Gondim atende uma clientela composta por diferentes realidades culturais e sociais, na faixa de idade entre os seis e quinze anos. A comunidade atendida pelo Colégio Municipal Maria Amaral em sua maioria é formada por filhos de funcionários públicos municipais, comerciantes, agricultores, autônomos e desempregados. Uma pequena parcela de pais de alunos atendidos pela escola possui nível de escolaridade elevado, constatando nível médio completo, graduações e em alguns casos, especializações.

O colégio apresenta uma estrutura de médio porte, dividido em dois compartimentos com 17 salas de aula, 01 sala de informática com 17 computadores conectados à internet (PROINFO), 01 sala de Xerox, 01 sala de recursos multifuncionais, 01 auditório com capacidade para trezentas pessoas; 01 quadra poliesportiva; 01 refeitório; 01 cantina; 02 banheiros femininos com 05 repartições cada; 02 banheiros masculinos com 05 repartições cada; 01 banheiro para os professores; 01 banheiro para auxiliar de serviços gerais; 01 banheiro para direção, 01 almoxarifado; 01 despensa, 02 pátios cobertos; 01 pátio pavimentado; 01 pátio aberto, 01 sala para os professores; 01 sala para a direção; 01 secretaria, 01 biblioteca que possui acervos didáticos e paradidáticos, além de jogos educativos e instrumentos para melhorar a qualidade das aulas e agora, com a implantação do Programa Mais Educação foi criada mais três salas de aula em um dos pátios cobertos para funcionamento do mesmo. A nossa escola foi contemplada este ano e iniciamos neste mês de outubro. É uma proposta desafiadora, mas que, com certeza terá bons resultados.

Com relação ao quadro docente, o mesmo é composto por 44 professores: 19 do Ensino Fundamental menor, 23 do Ensino Fundamental maior e 03 que atuam na sala de recursos multifuncionais; todos pertencentes ao quadro efetivo do município. Quanto à formação docente, todos atendem aos princípios da legislação, apesar de alguns ainda lecionarem disciplinas que não condizem com a sua graduação, porem são habilitados, além daqueles que são especialistas na área que atuam e dos que se preocupam com a atualização constante dos conhecimentos, participando de encontros, seminários, fóruns, cursos, grupos de estudos, entre outros. A exemplo deste curso, que tem inscritos 06 professores e 03 membros da equipe gestora.

Em relação aos funcionários, totaliza-se um número de 24 servidores entre auxiliares de serviços gerais, porteiros, auxiliares de disciplina e administrativos.  Vale ressaltar, que o trabalho desse grupo tem se respaldado no princípio da parceria para com o colégio, tanto que, se um deles deixar de assim agir, os resultados esperados para o bom funcionamento na administração escolar ficam comprometidos.

Atualmente fala-se muito em gestão democrática em nossa sociedade e o Colégio Maria Amaral busca trabalhar com os princípios desta gestão. Fazem parte da equipe gestora a professora Sirlene Rosa Pereira como diretora, a professora Marcele Carvalho como vice-diretora, a professora Minaide Matos como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Carminda Leão Pereira Laranjeira como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e a professora Jaqueline Cardozo como secretária.